ABCDivórcio - 1° Guia Brasileiro sobre Divórcio Resgate sua Relação
ABC Divórcio Rede Social especial para Divorciados/Separados Fórum de Discussão especial para Divorciados/Separados
Ajude um(a) amigo(a) nesta situação!
"Seja a mudança que deseja ver no mundo. " Gandhi
Você está em:

VN:F [1.9.22_1171]
Gostou deste texto?

Decidi me divorciar. E agora? Separação amigável

Depois de pensar, analisar os prós e os contras, avaliar se o amor ainda existe e passar noites e noites sem dormir por conta da dúvida, você finalmente decidiu se divorciar. Mas, quando parecia ter tirado um peso das costas e da consciência, lembrou: “Não sei o que fazer agora”.

Em primeiro lugar, acalme-se, pois a decisão tomada é um passo importante, mas é só o começo. Em seguida, o primeiro a se considerar é se o seu marido ou sua esposa vai ou não concordar com você, e se o divórcio será amigável.

No caso de a vontade de se separar ser um consenso, e não haver filhos menores de idade nem grandes partilhas de bens, o divórcio pode ser feito em um cartório, explica o advogado Thiago de Freitas Lins.

Para esse tipo de divórcio, quando não há uma grande animosidade entre o casal, é possível contratar somente um advogado para os dois cônjuges, e gastar menos. A partir da entrega de uma petição conjunta das partes por esse profissional ao cartório, o divórcio se realiza em menos de 24 horas.

Álvaro Villaça Azevedo, professor de Direito Civil da USP e diretor da Faculdade de Direito da FAAP, afirma que, além da declaração do desejo do casal em se divorciar, deverá constar da petição um acordo com todas as pendências, como partilha de bens e pensão.

A escritura pública, que é assinada pelas partes e pelo advogado oficializa o divórcio e é levada aos registros civil, do divórcio e imobiliário, caso exista a partilha de imóveis.

Se houver filhos menores de idade, é necessário recorrer à Justiça, por conta da defesa do interesse da criança. O procedimento também é simples, segundo as fontes consultadas: o advogado do casal prepara uma petição com os termos do divórcio, incluindo questões sobre pensão, guarda da criança e partilha de bens.

O documento é entregue no Fórum, e encaminhado para um promotor de Justiça, que dá seu parecer. Caso ele seja positivo, o processo vai para o juiz, que chama as partes e realiza uma audiência. Se o juiz concordar com os termos descritos, homologa o divórcio.

Todo esse procedimento pode ser realizado no mesmo dia, dependendo da agenda do juiz.

Conhece algum amigo ou amiga nesta situação? Indique esta leitura!
Deixe seu Comentário abaixo ou,
se preferir, discuta este assunto em nosso Fórum:
Fórum de Discussão
Nossa Rede Social

Deixe um Depoimento/Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>


Comentários
Busca:
Curta nossa página no Facebook

Muito bacana este espaço! Meu marido me deixou e por isso estou aqui para compartilhar informações e coisas com quem está passando pelo mesmo que eu….  Obrigada ABC!

Bacana!

Deixe você também seu depoimento!
Depoimentos
Cadastre-se e receba nossas
dicas em seu e-mail:
Todos os direitos reservados. Favus Design For Business.