ABCDivórcio - 1° Guia Brasileiro sobre Divórcio Resgate sua Relação
ABC Divórcio Rede Social especial para Divorciados/Separados Fórum de Discussão especial para Divorciados/Separados
Ajude um(a) amigo(a) nesta situação!
"Não existe amor minúsculo, principalmente quando se trata de amor-próprio" Martha Medeiros
Você está em:

VN:F [1.9.22_1171]
Gostou deste texto?

Explicar divórcio para os filhos ajuda a evitar traumas

O divórcio costuma ocupar o tempo e a cabeça dos cônjuges, mas eles não podem esquecer de explicar a situação para os outros envolvidos no processo: os filhos.

“Muitas vezes os pais estão em um momento confuso, e não tem disponibilidade interna para notar que os filhos não estão bem”, afirma a psicóloga e psicopedagoga Ana Cássia Maturano.

Também psicóloga, e especializada em pediatria, Maria Dirce Benedito diz que as crianças muitas vezes se sentem culpadas pela situação e pensam que pequenos deslizes do cotidiano, como uma nota baixa ou um mau comportamento, podem ter ajudado a separar os pais.

Para evitar a criação desse tipo de fantasia, e até de um futuro trauma, as psicólogas aconselham os pais a explicarem a situação do divórcio para os filhos. É fundamental usar uma linguagem que eles possam entender e sem desqualificar o parceiro, para que a criança não se sinta pressionada a apoiar a um ou a outro.

O conteúdo da conversa deve variar de acordo com a idade do filho, para que a linguagem seja sempre acessível a ele. É importante deixar claro, segundo as especialistas, que o “papai e a mamãe” estão se separando porque não querem mais ser namorados, mas que continuam sendo pais, e não deixarão os filhos de lado.

As psicólogas afirmam também que é natural que a criança fique triste e ansiosa durante o processo. E isso pode atrapalhar o sono, com pesadelos e  até “xixi na cama”. Entretanto, se ela modificar muito seu comportamento, com queda de rendimento na escola e dificuldades de relacionamento, a ajuda profissional de um psicólogo deve ser procurada.

Conhece algum amigo ou amiga nesta situação? Indique esta leitura!
Deixe seu Comentário abaixo ou,
se preferir, discuta este assunto em nosso Fórum:
Fórum de Discussão
Nossa Rede Social

Deixe um Depoimento/Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>


Comentários
Busca:
Curta nossa página no Facebook

Aqui entra o depoimento Aqui entra o depoimento Aqui entra o depoimento Aqui entra o depoimento Aqui entra o depoimento Aqui entra o depoimento Aqui entra o depoimento Aqui entra o depoimento Aqui entra o depoimento.

Teste de Depoimento

Deixe você também seu depoimento!
Depoimentos
Cadastre-se e receba nossas
dicas em seu e-mail:
Todos os direitos reservados. Favus Design For Business.