ABCDivórcio - 1° Guia Brasileiro sobre Divórcio Resgate sua Relação
ABC Divórcio Rede Social especial para Divorciados/Separados Fórum de Discussão especial para Divorciados/Separados
Ajude um(a) amigo(a) nesta situação!
"Seja a mudança que deseja ver no mundo. " Gandhi
Você está em:

VN:F [1.9.22_1171]
Gostou deste texto?

O papel dos avós na hora de segurar a barra dos netos em uma separação

A separação de um casal é um processo no qual estão envolvidas outras pessoas além dos próprios, sobretudo os filhos. O problema é que, como tanto o pai quanto a mãe estão diretamente presos na situação, muitas vezes quem segura a barra dos netos são os avós.

A figura de afeto, carinho e proteção que os avós transmitem os tornam muito importantes nessa fase. “Essa presença colabora muito na questão emocional, eles fortalecem com uma palavra, com atenção e com uma voz de conhecimento”, afirma a psicóloga especialista em adolescentes e também avó, Celi Piernikarz.

A psicóloga deixa claro, porém, que o campo no qual esses avós irão atuar deve ser limitado. “Para a relação ser saudável eles não podem tentar educar como os pais. Quando assumem um papel de pai ou mãe, ou a interferência é muito direta em uma decisão, algo está além do limite”, confirma a especialista.

Quanto às atitudes indicadas para os pais no momento de separação, a principal é sempre estarem abertos ao diálogo. A psicóloga Celi sugere que o pai e a mãe “devem mostrar que tudo isso está sendo feito para o melhor, nunca podem desrespeitar um dos membros do casal na frente dos filhos, devem mostrar respeito acima de tudo e conversar abertamente”.

É preciso mostrar aos filhos que eles não estão perdendo o pai ou a mãe. Também é importante deixar claro que as crianças não possuem qualquer culpa na separação. Os avós podem ajudar bastante neste esclarecimento, desde que não tomem partido do pai ou mãe.

Renata Guerreiro é avó e acompanhou o drama de seus quatro netos durante a separação dos pais. A complexidade do caso a fez perceber a importância de um acompanhamento psicológico. “Nem sempre sabemos como agir, na maioria das vezes acreditamos que estamos acertando mas na verdade não estamos. Procuramos um especialista e tudo tornou-se mais fácil e claro, para nós e para as crianças.”

Conhece algum amigo ou amiga nesta situação? Indique esta leitura!
Deixe seu Comentário abaixo ou,
se preferir, discuta este assunto em nosso Fórum:
Fórum de Discussão
Nossa Rede Social

Deixe um Depoimento/Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>


Comentários
Busca:
Curta nossa página no Facebook

Muito bacana este espaço! Meu marido me deixou e por isso estou aqui para compartilhar informações e coisas com quem está passando pelo mesmo que eu….  Obrigada ABC!

Bacana!

Deixe você também seu depoimento!
Depoimentos
Cadastre-se e receba nossas
dicas em seu e-mail:
Todos os direitos reservados. Favus Design For Business.